Tecido de alfaiataria: quais são as opções e como escolher?

Elegância é a palavra de ordem quando falamos em roupas e tecidos de alfaiataria. Esse é um termo bem antigo, mas muitos ainda podem ter muitas dúvidas sobre as peças que compõem esse estilo.

As peças de alfaiataria nos looks são aquelas roupas que esbanjam elegância e possuem um corte refinado, sendo roupas muito bem alinhadas. As primeiras vestimentas dentro desse estilo foram confeccionadas para os homens, como os ternos, as calças e camisas sociais feitas sob medida.

Então, com todas as mudanças de comportamento que ocorreram na sociedade e também sob forte influência de grandes ícones da moda, as roupas de alfaiataria passaram a fazer parte também do guarda-roupa feminino, tanto que as demandas por serviços de alfaiate são muito maiores entre as mulheres atualmente.

Outro aspecto que também caracteriza as roupas do estilo alfaiataria são os tecidos escolhidos para as confecções. Pensando nisso, vamos trazer para você um pouco mais sobre os tecidos mais usados para esse estilo de roupas. Confira!

Afinal, quais são os tecidos mais usados na alfaiataria?

Os tecidos mais indicados para alfaiataria são tramas que possibilitam a costura de roupas mais estruturadas, com caimento ajustado e cortes mais retos e alinhados. A arte da alfaiataria se resume na produção de peças elegantes, sofisticadas e com um estilo mais formal. Por isso, a escolha dos tecidos é fundamental, já que nem todo tipo de tecido cai bem para esse estilo de roupas. Confira os mais usados:

1 – Crepe

O primeiro tecido da lista é o Crepe, que é disponibilizado em algumas variações. Feitos majoritariamente em material sintético, como o poliéster e o elastano, costumam se apresentar em um tecido encorpado e de caimento mais pesado. Entretanto, por possuírem elastano em sua composição, também trazem elasticidade para as peças, promovendo muito conforto para as peças, sobretudo para as roupas de inverno.

modelo feminina com blazer rosa com crepe new look

O elastano em sua composição traz muito conforto para os tipos de roupas mais ajustadas, como calças, macacões, saias e vestidos de festa. Algumas versões dos Crepes também são perfeitos para produção de blusas, coletes, blazers e calças pantalonas, por isso, mostra-se um tecido ideal para a alfaiataria, dando muitas opções para quem for trabalhar com o tecido.

2 – Lã fria

A lã fria é considerada um tecido nobre, de alto padrão e que traz brilho na medida certa para as peças de roupas confeccionadas com ela.

modelo com terno masculino feito de lã fria

É um tipo de trama que leva esse nome justamente por proporcionar o isolamento térmico que ajuda a manter o corpo fresco nos dias mais quentes, resultando em peças incrivelmente confortáveis, tanto que a lã fria consegue oferecer uma sensação térmica no corpo que pode chegar em até cinco graus de diferença.

Na alfaiataria, a trama é usada para a confecção de ternos, blazers, calças, coletes, entre outras peças mais formais.

3 – Linho

Com certeza, você já deve ter ouvido desse tecido clássico, que é fino e traz muita elegância para as peças, principalmente àquelas mais requisitadas para as estações quentes do ano. É um tecido composto por fibras naturais que resultam em um visual mais rústico, mas que traz muita versatilidade para quem for trabalhar com a trama.

modelo feminina de calça pantacourt e camisa de linho branco

O linho é um tecido sofisticado que veste muito bem, trazendo peças com cortes retos de muita elegância e charme e pode resultar em peças para serem usadas em diversas ocasiões.

É válido ressaltar, ainda, que o linho é dividido em três tipos: o puro, a cambraia de linho e o linho misto!

  • Linho puro – o linho puro é mais pesado, por isso, é amplamente utilizado para a confecção de calças, bermudas e vestidos, justamente por apresentar durabilidade aliada à maciez, que é uma característica marcante desse tecido. A nobreza de um tecido de linho puro é incomparável;
  • Cambraia de linho – esta segunda opção de linho é mais leve, sendo ideal para a confecção de peças mais frescas, como as camisas de linho e blusas finas que compõem os looks mais soltinhos;
  • Linho misto – como o próprio nome revela, é o linho misturado com outros tipos de fibras, como o algodão e a viscose, o que traz um diferencial para as peças de roupas, já que melhora o custo-benefício e resulta em camisas, vestidos, blusas e calças que amassam bem menos.

4 – Zibeline

O Zibeline é um tecido que tem características ser mais encorpado, pesado e armado, porém, com um aspecto muito luxuoso. Devido a toda a sua elegância, é muito utilizado na confecção de trajes de casamentos e na moda festa, uma vez que possui um brilho acetinado, sendo comumente composto de seda pura ou com fibras sintéticas.

É um tecido excelente para produção de modelos evasê, saias no godê, saias rodadas com volume, além de modelos sereia que se ajustam muito bem ao corpo, além de ser perfeito para a alta costura com a confecção de vestidos e conjuntos sociais, proporcionando uma estrutura incrivelmente alinhada para as peças.

5 – Lã Mista

Outro tecido amplamente utilizado na alfaiataria tanto masculina quanto feminina, que também apresenta excelente qualidade, é a lã mista.

A mistura da lã com outros tipos de tecidos proporciona maior durabilidade e resistência ao tecido misto. Na lã mista, a principal característica é proporcionar frescor, além de ser um tecido que apresenta um aspecto nobre para confecção de peças muito elegantes.

Geralmente, a lã mista combina o poliéster e a lã, oferecendo ao consumidor peças de toque agradável, que não amarrotam facilmente e têm fina elegância. Os blazers e as calças de lã mista costumam fazer muito sucesso, sendo algumas das peças mais estruturadas que temos no mercado.

E aí, gostou desse conteúdo? Então, se você é como a gente e adora saber mais sobre o universo da costura, acompanhe sempre as atualizações do blog da Empório dos Tecidos. E para garantir os melhores tecidos para sua confecção, visite a nossa loja on-line!

Deixe um comentário